Semana de Trânsito começa nesta quinta (17)

set 16, 2015

tramsitoO Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inicia nesta quinta-feira (17), às 10 horas, no auditório da sede do órgão, às atividades da Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é destacar e combater os altos índices de violência no trânsito, conforme definição do pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O tema para este ano é: “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”. De acordo com o órgão, para mudar o atual cenário é preciso uma mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino, que é responsável pelas próprias ações e que vai sofrer as consequências de suas escolhas.

Em virtude disso, o Detran|ES vai atuar com a seguinte abordagem: “Nós não podemos MUDAR o passado, mas podemos TRANSFORMAR o presente e CRIAR o futuro”.

Em alusão ao passado, serão abordados temas relacionados àqueles que foram vítimas de acidentes de trânsito, por meio de palestras do Núcleo de Atendimento às Vítimas do Trânsito. Além disso, o Detran|ES apresentará o Relatório Anual de Estatística de Trânsito de 2014, que traça um perfil dessas vítimas no Estado.

Relacionado ao presente, o público-alvo são os jovens e, durante as ações serão destacadas as transformações pelas quais o trânsito e seus integrantes vêm passando. A intenção é conscientizar os jovens por meio de ações educativas nas ruas e nas escolas. Vale destacar que são eles as principais vítimas de acordo com as estatísticas.

Na abordagem sobre o futuro, o objetivo é alcançar as crianças. Para isso serão realizadas ações educativas com uma abordagem totalmente pensada para os pequenos. As atividades serão comandadas pela equipe pedagógica do Espaço Circular. As crianças participarão de teatros de fantoches, palestras, rodas de conversa e do jogo Transitolândia.

imagesSegundo a gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Sibaldo Zambone Silverol, trabalhar o trânsito com as crianças  deve ser visto como um estímulo. “Nosso objetivo é que a educação no trânsito se torne um hábito. Começamos com os alunos pequenininhos para que eles levem esse conhecimento para a vida inteira”, explica.

“As crianças precisam de exemplos. Precisam ser estimuladas a agirem corretamente. Essa é a nossa intenção, fazer com que elas atuem como multiplicadores de bons hábitos no trânsito e, assim cobrem de seus pais”, complementa Leni Andrade Godinho, coordenadora de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES.

Para encerrar as atividades da Semana, no domingo (27), às 7 horas, será realizada a Corrida Detran. A prova terá 5 km de percurso e duração máxima de uma hora. A concentração, largada e chegada será no Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, em Vitória/ES.

As ações da Semana Nacional do Trânsito serão realizadas pelo Detran|ES na Grande Vitória, e no interior do Estado, por meio das equipes das Ciretrans e Postos de Atendimento Veicular (PAVs).

Em todas as 24 Ciretrans do Estado serão realizadas blitzen educativas com distribuição de panfletos (pedestre, motorista e motociclista) e adesivos com menção ao tema da campanha.