Para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e hospitais estaduais prepararam uma programação especial. Nos hospitais as atividades serão voltadas para mães em fase de amamentação, gestantes e comunidade, que contarão com palestras, oficinas e “mamaço”. Já profissionais da saúde vão participar do 3º Curso Estadual de Manejo de Aleitamento Materno: promovendo e incentivando a amamentação, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra.
Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como tema “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”. Serão realizadas atividades no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha, Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, e Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória, onde funciona o banco de leite humano referência do Estado.
No Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha, a programação vai contar com oficinas e palestra. As atividades serão ministradas para gestantes, mães, pais, avós e comunidade interessada. O trabalho é uma parceria entre o hospital, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade de Vila Velha (UVV), que fornecerão professores e alunos para ajudarem nas atividades.
Já o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra, vai promover a amamentação de bebê de forma simultânea, o chamado “mamaço”, na próxima quarta-feira (05), na Praça Central do hospital, às 9h40. Entre as atividades também estão palestras, oficinas e momento musical.
Curso para profissionais
Profissionais da saúde vão participar do 3º Curso Estadual de Manejo do Aleitamento Materno: promovendo e incentivando a amamentação, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio da área técnica estadual de saúde da criança. O evento, que espera receber cerca de 100 profissionais, acontece nos dias 06 e 07 de agosto, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Os profissionais também terão 4 horas de aulas práticas nos bancos de leite.
O objetivo do curso é melhorar as ações de incentivo, promoção e apoio ao aleitamento para que a população tenha acesso às orientações necessárias dentro da maternidade, inclusive nos Bancos de Leite Humano e postos de coleta do Estado. Na abertura do curso também será abordado o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno.