A programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra, entre os dias 3 e 9 de junho vai ter trilhas ecológicas, plantio e doação de mudas nativas da Mata Atlântica, palestras, oficinas, exposições e visitas monitoradas.
A programação acontecerá simultaneamente no Parque da Cidade, e nas sedes das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Mestre Álvaro e da Lagoa Jacuném e ainda no Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy.
Para iniciar a semana verde, o Parque da Cidade, em Laranjeiras, receberá visitantes no sábado (3), a partir das 8h, para plantio de mudas, visitas monitoradas ao bromeliário, ao jardim temático de restinga, e aos viveiros de plantas carnívoras, bioativas, sensitivas e ornamentais. No Parque também serão realizadas oficinas educativas com garrafa Pet, recreação e atividades esportivas.
Ainda no sábado, a Sede da APA do Mestre Álvaro será o ponto de partida para a trilha ecológica até Pedra Grande, realizada em parceria com a ONG Amigos do Mestre Álvaro.
Domingo (4), é dia do lançamento da exposição “Conhecendo a fauna do Mestre Álvaro”, do fotógrafo Junior Nass. E na segunda-feira (5) tem a palestra “Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos e os Comitês de Bacias”, com Felipe Brandão, Engenheiro Ambiental, Especialista em Gestão e Educação Ambiental da Agência Estadual de Recursos Hídricos.
Na sede da APA da Lagoa Jacuném entre os dias 6 e 8, acontecerão visitas monitoradas, exposições, palestras e vídeos educativos para alunos da rede pública. Já no Centro de Educação Ambiental Jacuhy terá palestra e visita monitorada com alunos Rede AICA – Adolescentes em Ação, lançamento da exposição “A Arte e o Meio Ambiente”, entre outras atividades.