Home Noticias Terceiro caso de Zika confirmado no Estado
Terceiro caso de Zika confirmado no Estado

Terceiro caso de Zika confirmado no Estado

0

aedesA Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira (10) o terceiro caso de Zika no estado. Outros 39 casos estão sendo investigados. Os dois primeiros registros foram feitos em Jesus de Nazareh e Maria Ortiz, em Vitória. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre Chikungunya.

O zika vírus foi identificado pela primeira vez no país no final de abril e já está em 14 estados brasileiros. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. O zika pertence à família dos vírus da dengue e da febre amarela. Os principais sintomas da doença são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. Apesar das semelhanças, o zika vírus é muito menos agressivo que o vírus da dengue: não há registro de mortes relacionadas à doença. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, como o zika não é uma doença de notificação compulsória, não existe uma estimativa do número total de casos já confirmados no país. Ocorrências já foram registradas em Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná.

WhatsApp chat