Tratamento para quem deseja parar de fumar na Serra

out 26, 2015

tabagismo 2Começa nesta semana mais um grupo para pacientes que querem parar de fumar. As reuniões para tratamento antitabagismo serão realizadas uma vez na semana, no período da tarde, na Unidade Regional de Novo Horizonte. O morador interessado em participar deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e se inscrever no Programa de Combate ao Tabagismo.

Esse ano, o município formou 19 grupos antitabagismo, com 16 pacientes em cada um deles, totalizando mais de 300 pacientes que manifestaram a vontade de parar de fumar. Desse total, cerca de 80% não fumam mais.

O tratamento é oferecido gratuitamente nas Unidades Regionais de Saúde de Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Boa Vista, Serra-Sede e Serra Dourada e na Unidade Básica de Saúde de Jardim Carapina.

Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades Regionais de Saúde (URS) estão aptas a receberem os usuários para realização do diagnóstico de dependência em nicotina. Psicólogos e assistentes sociais fazem o pré-diagnóstico.

Na consulta, o paciente vai realizar o teste de Fagerstrom, que consiste em responder um questionário. A partir desta avaliação, ele é inserido ou não no grupo. Para iniciar o tratamento, a pessoa passa por uma entrevista com um assistente social e por uma avaliação médica para verificar o nível de dependência.

Os grupos em acompanhamento se reúnem semanalmente, e o tratamento pode durar até três meses, dependendo do grau de dependência química.Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, médico, psicólogo e dentista.

O usuário tem acesso ainda a medicamentos que auxiliam no período de adaptação sem o cigarro, como adesivos de reposição de nicotina, goma de mascar e comprimido que age no controle da ansiedade.