Home Noticias Triathlon do Exército neste domingo (23) em Vila Velha
Triathlon do Exército neste domingo (23) em Vila Velha

Triathlon do Exército neste domingo (23) em Vila Velha

0

triatlonCorrida, natação e ciclismo. Esses serão os ingredientes essenciais para a tão esperada 30ª edição do Triathlon do Exército, prova mais antiga, ainda editada, da América do Sul. Realizado neste domingo (23), na Praia de Itaparica (próximo à rotatória), em Vila Velha, o evento valerá pela Grande Final da Copa Brasil de Sprint Triathlon. Cerca de 270 atletas, de 25 Estados, estarão em ação, a partir das 7h30, em três provas que integrarão a sua programação.

A primeira com participação aberta, “Triathlon do Exército em categoria única”, com largada às 7h30. A segunda, Triathlon do Exército com os três melhores amadores de cada categoria selecionados pelas federações regionais, com largada às 8h30, valendo o título da Grande Final da Copa Brasil de Sprint Triathlon para os atletas das faixas etárias. E a terceira, às 9h30, o Triathlon do Exército com os três melhores atletas da elite, sub-23 e juniores, também  selecionados por meio de competições regionais pelas suas federações, valendo o título da Copa Brasil de Sprint Triathlon.

Todas as provas terão distância sprint:  750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Destaques – Atletas de destaque do cenário internacional marcarão presença como Diogo Sclebin, que disputou a Olimpíada de Londres 2012 e é atual líder do Ranking Brasileiro e provável integrante da equipe olímpica nacional em 2016. Diogo é carioca e reside em Minas Gerais. A sua federação é a catarinense. O evento também será composto por feras da nova geração, como Barbara Santos (SE), atual campeã sul-americana júnior e Manoel Messias (CE), atual bicampeão sul-americano júnior. Barbara continua federada em Sergipe e Manoel é atleta da federação paulista.

Os capixabas poderão torcer pela atual bicampeã estadual de triathlon e vice-campeã mundial de aquathlon na categoria 35 a 39 anos, Lila Tavares, 37 anos, que  fará a sua estreia na categoria de elite. Lila atravessa grande fase, tendo vencido em 2015 as duas etapas realizadas do Campeonato Capixaba de Triathlon e a única do Estadual de Aquathlon. Lila foi campeã geral do Triathlon do Exército dentre os amadores em 2013. E em 2012, foi vice- campeã na categoria. 35-39.

História do Triathlon do Exército – O Triathlon do Exército foi idealizado pelo coronel Luiz Edmundo Pinto de Souza e Mello na ocasião comandante do 38º Batalhão de Infantaria, localizado na Prainha de Vila Velha. Nos primeiros anos a prova ocorria dentro do 38º BI e no asfalto em Vila Velha. A natação tinha largada na Prainha de Vila Velha e era disputada na Baía de Vitória, que acabou sendo tomada pela poluição. Os primeiros vencedores foram os capixabas Robson Vetler e Nila Alves.

A prova, que já foi realizada na Praia da Costa, antes que se fixar na Praia de Itaparica, reuniu ao longo de sua história os melhores atletas do país e teve duelos emocionantes tais como, dentre outros: Oscar Galindez/Leandro Macedo, Mariana Ohata/Sandra Soldan, Juraci Moreira/Leandro Macedo, Luiz Catta Pretta/Armando Barcelos/Leonardo Casadio/ Marcus Ornellas/Antônio Manssur, Alexandre Manzan/Leandro Macedo, Carla Moreno/Mariana Ohata/Sanda Soldan, Márcia Ferreira/Sandra Soldan/Ana Boccanera.

Atletas de várias partes do mundo também já competiram na prova que somou pontos para o Ranking Olímpico. Dentre homens e mulheres quem teve performance mais marcante foi Sandra Soldan, que foi pentacampeã.

Pâmella Oliveira é a maior campeã da história dentre os capixabas, com quatro títulos consecutivos. Em 2009, 2010, 2011 e 2012. No ano passado Pâmella foi prejudicada pela presença de um banhista na pista de competição e acabou sofrendo acidente, terminando a prova em 12º lugar. Os grandes campeões foram Luisa Baptista e Reinaldo Colucci, ambos SESI/SP.

 

WhatsApp chat