Turismo de observação de baleias foi sucesso no litoral da capital em 2019

dez 10, 2019

Ao todo, 831 pessoas, entre visitantes e turistas, participaram das expedições, que aconteceram no período de junho a outubro, com saídas da Enseada do Suá nos finais de semana e feriados em que as condições meteorológicas estiveram favoráveis.

Segundo dados da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV), 64,3% dos visitantes são da Grande Vitória. Outros 26,3% são turistas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Para, Ceará, Rio Grande do Sul, entre outros.

A temporada 2019 também atraiu turistas do interior do Espírito Santo (5,05%) e de outros países (2,2%) como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Espanha, Argentina, Finlândia e México, que puderam conferir de perto os saltos espetaculares das baleias jubarte. Ao longo desse período, cerca de 25 mil baleias passaram pelo litoral capixaba. A média de avistamento de baleias foi de 10 por expedição.

As ações voltadas para implementação do turismo de observação de baleias na capital são uma parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da CDV e da Semmam, com Governo do Estado, Sebrae/ES, Capitania dos Portos, Prefeitura de Vila Velha, Instituto Baleia Jubarte e Instituto O Canal.