UFES abre novo Museu de Ciências da Vida com exposição sobre o corpo humano

mar 14, 2018

“A métrica do corpo humano” é a exposição de abertura do novo Museu de Ciências da Vida (MCV). O museu agora fica no Centro de Vivência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, atrás do teatro Universitário.

Com área total de 300m², a exposição reúne um acervo de 250 peças anatômicas reais, através das quais, o público pode conhecer detalhes do corpo humano por meio da visualização de ossos e de espécimes naturais mumificadas, plastinados ou fixados em formol, além de réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas.

Exposição

A exposição, que poderá ser visitada até 31 de julho, mostra, através do contato com um acervo de peças anatômicas reais plastinadas, como o corpo humano é formado e funciona mediante padrões e proporções numéricas, a fim de provocar no visitante o raciocínio matemático, numa abordagem cotidiana multidisciplinar e aplicada à estrutura e funcionamento do corpo humano, além de levá-lo a questionamentos e constatações bastante intrigantes sobre si mesmo. A exposição promete surpreender a população espírito-santense com um trabalho, em seu conjunto, inédito no Brasil.

Além do contato com o acervo da mostra, o visitante também poderá participar de uma oficina do corpo humano, onde poderá, na prática, manipular peças anatômicas reais plastinadas, e aprender a utilizar a matemática para entender e calcular alguns parâmetros do funcionamento do corpo.

A exposição “A métrica do corpo humano” utiliza a maior inovação tecnológica mundial na área de preservação de espécimes anatômicos – a plastinação – além de incorporar o raciocínio lógico matemático ao conhecimento da estrutura e funcionalidade do corpo humano.

O horário de funcionamento do museu é de terça a sábado. Mais informações no site: www.mcv.ufes.br