Uso do CartãoGV passa a ser obrigatório no Transcol a partir deste domingo (17)

maio 14, 2020

A partir deste domingo (17), quem for utilizar o transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória  precisa utilizar o CartãoGV (bilhete único) para pagar a tarifa. A medida, que retira o dinheiro a bordo, é mais uma ação para diminuir o risco de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) e vale por 60 dias. Cartões de vale transporte ou cartões cidadão antigos, que passaram pelo processo de migração no ano passado também podem ser utilizados, incluindo os cartões dos sistemas municipais.

Quem ainda não possui o CartãoGV pode adquirir em um dos mais de cem postos da rede (www.cartaogv.com.br), inclusive por meio das máquinas de autoatendimento (saiba mais). Também é possível adquirir a versão pré-paga, no valor de R$ 7,80 e sem cadastro, com os agentes de venda nos terminais, lojas do GVBus e na rede de parceiros.

A medida tem gerado reclamações de usuários nas redes sociais. Muitos reclamam de ao invés de se preocupar com o dinheiro, o governo deveria preocupar-se, primeiro, com a superlotação. Moradores do interior também reclamaram de ter que comprar um cartão que depois não terá mais utilidade ou será usado muito pouco.

Cobrador

Também a partir deste domingo (17), todas as linhas do Transcol (troncais e alimentadoras) passam a circular sem a presença do cobrador. “Estamos estipulando o uso obrigatório do CartãoGV para diminuir o risco de contágio pela utilização do dinheiro a bordo, tanto de passageiros quanto do colaborador que atua nesta função. É importante destacar que a medida visa também a preservar o emprego dentro do sistema. Estes trabalhadores serão afastados das funções, mas receberão o salário de maneira integral”, explica o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O secretário reforça ainda o pedido do Governo para os todos sigam as orientações para manter o distanciamento social. “É muito importante que todos façam sua parte. Quem puder, fique em casa. E se for necessário sair, utilize a máscara e siga as recomendações de distanciamento social e de higiene, inclusive para utilizar o transporte público. A prevenção é um ato coletivo”, destaca.

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais; retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação; superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema; e distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.

Prevenção no Transporte Público

  • – Utilize o CartãoGV;
  • – Somente embarque quando o ônibus tiver assento disponível;
  • – Utilize máscara sempre que precisar sair de casa, inclusive nos coletivos;
  • – Consulte o aplicativo ÔnibusGV para programar seus horários e evitar aglomeração;
  • – Nos terminais, mantenha a distância de 1,5m nas filas;
  • – Utilize o aplicativo ÔnibusGV para denunciar o não uso de máscara no transporte;
  • – Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel sempre que puder.