Vagas para cursos grátis em Goiabeiras, Vitória

ago 24, 2017

Estão abertas as inscrições para concorrer a uma das 510 vagas disponíveis para os cursos gratuitos oferecidos pelo projeto OportunidadES em Goiabeiras, Vitória. As ofertas são destinadas a todos os moradores da capital do Estado e as inscrições terminam no dia 03 de setembro.

Os moradores têm opções de aprender, de forma rápida e certificada pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, a trabalhar como balconista de farmácia, cuidador de idosos, maquiador, organizador de eventos, almoxarife, preparando salgados, e até uma nova língua, no curso de inglês básico, entre outras opções. São 17 alternativas de cursos presenciais com carga horária de 40 horas.

O projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). As áreas oferecidas a população foram definidas a partir de uma pesquisa feita pelo Sebrae.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, destacou o secretário.

E o objetivo está sendo alcançado. De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o índice de desemprego no Espírito Santo sofreu uma pequena queda. No segundo trimestre de 2017, de abril a junho, o número de desempregados no Estado passou a ser 282 mil, 10 mil pessoas a menos em relação ao levantamento anterior.

As inscrições para segunda oferta em Vitória terminam no dia 03 de setembro. Os interessados podem se inscrever no site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br.

A lista de aprovados será divulgada no dia 06 de setembro no mesmo site e as aulas terão início no dia 12 do mesmo mês, onde acontece uma aula inaugural em que os classificados devem comparecer para efetivação da matricula.