Vale fala sobre segurança em escolas de Cariacica e Serra

out 17, 2017

A proposta da inciativa é levar orientações importantes para crianças, adolescentes e adultos sobre como conviver de forma segura e harmônica com a linha férrea e, assim, sensibilizá-los quanto aos cuidados necessários quando se está próximo à ferrovia, principalmente durante a circulação dos trens. Esta é mais uma edição do Na Trilha dos Valores, projeto que irá contemplar, até o final do ano, cerca de 1.500 alunos de cinco escolas públicas distribuídas nos bairros Retiro Saudoso e Porto de Santana, em Cariacica, e Carapina Grande, Central Carapina e São Geraldo, no município de Serra.

Desde quando foi lançado, em 2014, o projeto alcançou aproximadamente 7 mil pessoas, entre alunos e professores de oito escolas de Serra e Cariacica, municípios da Grande Vitória por onde a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) passa.

“Cada escola é contemplada pelo projeto por um período de três anos, obedecendo a três etapas distintas: aplicação, manutenção e autonomia. Na primeira, a equipe técnica do projeto apresenta conceitos sobre segurança ferroviária e realiza, junto com a escola, uma série de atividades envolvendo o tema. Já na fase de manutenção, essa mesma equipe estimula e apoia a escola a construir um projeto que contemple segurança ferroviária, cidadania e meio ambiente. A terceira etapa, por sua vez, é uma espécie de “adeus” por parte da empresa, onde a escola se torna protagonista das ações e passa a desenvolver o Na Trilha dos Valores sem o acompanhamento da equipe técnica”, explica o gerente de Relações com Comunidade da Vale no Espírito Santo Daniel Rocha.

Na Serra, atualmente as atividades do Na Trilha dos Valores são realizadas com alunos das escolas públicas de ensino fundamental Lacy Zuleica Nunes, Jones José do Nascimento e Maria Magdalena Pisa, localizadas em Carapina Grande, Central Carapina e São Geraldo, respectivamente. Já em Cariacica, participam das atividades do projeto os alunos matriculados nas escolas General Tibúrcio, de Porto de Santana, e Antônio Coutinho, de Retiro Saudoso. Vizinhos da linha férrea, moradores dessas localidades convivem diariamente com os trens, o que torna ainda mais importante o trabalho educativo e de sensibilização sobre segurança ferroviária nessas comunidades.

O projeto tem como foco principal trabalhar o conhecimento e o envolvimento da comunidade escolar em questões relacionadas à segurança ferroviária por meio de uma metodologia lúdica, que envolve dinâmicas como contação de histórias, jogos sobre a ferrovia e visitas guiadas ao Museu Vale, entre outras ações. O objetivo é, a partir do diálogo e da sensibilização, procurar reduzir o número de ocorrências ferroviárias nesses locais, que podem envolver desde o descarte de lixo de forma incorreta a apedrejamentos e circulação de pessoas sobre ou próximo à ferrovia.

Entre as atividades do projeto estão viagens de trem da Estação Pedro Nolasco até a área industrial da Vale, em Jardim Camburi

Viagem

E, por conta da proximidade das escolas com a rotina da ferrovia, uma das ações que fazem parte do Na Trilha dos Valores são os passeios de trem, atividade que consiste em embarcar alunos e professores para um passeio que parte da estação Pedro Nolasco, em Jardim América, com destino à área operacional da Vale, em Jardim Camburi, via Trem de Passageiros. “Essa foi uma alternativa pensada pela empresa tanto para apresentar um pouco da rotina operacional da Vitória a Minas para os alunos e docentes, quanto para oferecer, às crianças principalmente, a oportunidade de participar de um passeio diferente e conhecer o trem de perto, uma vez que muitos deles nunca embarcaram no Trem de Passageiros, apesar de morarem nas proximidades da ferrovia”, explica Daniel Rocha. As “mini-viagens” serão realizadas nos dias 19, 24 e 26 de outubro e cerca de 200 alunos dos 2º e 5º anos irão participar em cada saída. “Dessa forma, todos os alunos terão a oportunidade de participar do passeio”, ressalta.

Além das ações direcionadas aos alunos, o Na Trilha dos Valores contempla também a capacitação de 150 professores, que receberão treinamento para trabalhar o tema em questão em sala de aula. “Com o crescimento dos centros urbanos, tem-se percebido uma convivência cada vez mais próxima de algumas comunidades com os trilhos do trem. E, como vizinhos dessas pessoas, temos a responsabilidade de sensibilizá-las sobre os riscos de não se ter atitudes seguras nas proximidades da ferrovia. Também é nosso papel orientá-las sobre os hábitos necessários para uma convivência harmônica com a linha férrea”, declara Rocha.

O Na Trilha dos Valores prevê ainda a realização de oficinas de arte-educação, atividade na qual os estudantes irão produzir textos, desenhos e fotos sobre histórias e experiências positivas da comunidade sobre a ferrovia. Como resultado, todo o material produzido nessas ocasiões é posteriormente exposto nas escolas e no Parque Botânico Vale.