Vale pode assumir construção de ferrovia no ES

dez 19, 2016

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, anunciou que a mineradora pode assumir a responsabilidade pela construção da ferrovia interligando Vitória ao município de Presidente Kennedy, localizado na Região Sul do Estado.  O presidente da Vale anunciou ainda que a expectativa é que a mineradora Samarco retome suas atividades até o final de 2017.

Os  anúncios foram feitos durante reunião com o governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Para o governador, a nova ferrovia será uma importante realização para dinamizar a economia da Região Sul do Estado e viabilizar importantes projetos na área portuária. O governador também explicou que a empresa já iniciou o processo de renovação da concessão da Ferrovia que interliga Vitória-Minas, que expira em 2026, e o investimento no novo ramal ferroviário seria uma contrapartida da mineradora para manutenção dessa permissão.

“Essa ferrovia pode possibilitar a viabilização de três importantes projetos portuários na Região Sul do Estado. Estamos participando das discussões. A palavra final é do Governo Federal, mas estamos atuando em conjunto com nossa bancada federal para possibilitar estes importantes investimentos, que serão estratégicos para dinamizar a economia e cadeia de fornecedores no Sul do Estado”, disse.

Na oportunidade, Hartung explicou que a retomada da Samarco será outra ação estratégica para auxiliar na retomada do crescimento econômico do Estado e do país. “A Samarco é uma empresa de impacto econômico nacional. Estamos defendendo a volta do funcionamento da empresa, mas com absoluta segurança. É isso que estamos construindo”, ponderou.

Já o presidente da Vale, Murilo Ferreira, explicou que a empresa atua alinhada com as aspirações do poder público onde está instalada. “Após a proposta do governador Paulo Hartung, iniciamos discussões com o Governo Federal. A expectativa é que, ainda no primeiro semestre de 2017, seja oficializada a documentação sobre a concessão da Vitória-Minas dando direitos e deveres que, no atual formato negociado, inclui a construção da Ferrovia até Presidente Kennedy”, comentou.

Murilo Ferreira afirmou ainda que a joint venture formada pela anglo-australiana BHP Billiton e pela Vale, empresas proprietárias da mineradora Samarco, está empenhada em cumprir e realizar as ações determinadas para reestabelecer o funcionamento da Samarco.

“Estamos estudando o plano de retomada. Nas últimas determinações foi exigida a apresentação de um plano de longo prazo para destinação dos rejeitos de minérios. Não posso ser irresponsável em estabelecer datas. Dependemos de uma série de autorizações, principalmente do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Se depender dos esforços da Vale, tentaremos reestabelecer a retomada das atividades até o final de 2017”, ponderou.

Murilo disse ainda que progressos intensos foram realizados nas últimas semanas, que a empresa superou alguns obstáculos para retomada da Samarco e que os sócios estão alinhados quanto à necessidade e importância estratégica da Samarco em atividade. “Nossa preocupação é que a retomada seja segura e feita de forma prudente. Precisamos dar todas essas garantias”, observou.