Viana faz plantio de mais de 300 mil mudas de árvores

out 19, 2016

mudas-viana-gvnews-2A Prefeitura de Viana está destinado cerca de 370 mil mudas de árvores nativas como amburana, ipê rosa e amarelo, jequitibá branco, açaí, juçara e cupuaçu, por exemplo, para o plantio em áreas próximas a nascentes de Viana. Com a seca que atingiu o estado nesses últimos três anos, os rios de Viana perderam cerca de 70% de sua vasão. Porém, com o trabalho de reflorestamento, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), as  cerca de as 1.500 nascentes mapeadas ainda não secaram totalmente.

“Esse é o momento oportuno para realizarmos o plantio e preservarmos cada vez mais a mata ciliar dos rios e nas áreas de topo de morro. O plantio, que está sendo feito nesta semana, está sendo muito proveitoso já que estamos no período de início de chuvas”, disse o secretário de Agricultura Ledir Porto.

Preservação para abastecer a Grande Vitória

A preservação das nascentes no município é garantia de água para a toda Grande Vitória. Viana é um rico produtor de água, considerando que possui cinco rios: o Formate, o Santo Agostinho, o Jacarandá, Peixe Verde e Biriricas. Todos abastecem o Rio Jucu, que, com 60km de extensão, corta o município e leva o recurso hídrico para toda a Grande Vitória. Por isso, o Programa Reflorestar tem alcançado o seu objetivo que é proteger as nascentes desses rios por meio do plantio de mudas.

Desde o início do programa, no final de 2014, cerca de 200 mil mudas já foram plantadas e distribuídas aos produtores rurais. O plantio e a produção são feitos em uma articulação integrada com a Secretaria Municipal de Educação que disponibiliza aula de campo para os alunos, e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a mão de obra dos reeducandos. Neste segundo semestre a Secretaria de Agricultura está disponibilizando as 370 mil mudas que foram germinadas neste ano. “Esse é o momento oportuno para estar realizando e plantando cada vez mais na mata ciliar dos rios e nas áreas de topo de morro, já que estamos no período de início de chuvas. O Reflorestar veio para proteger as microbacias e nascentes, fazendo o efeito esponja no solo. Pois onde tem floresta, a água penetra, evita erosão e mantem o vigor dos rios”, disse Ledir Porto.

A germinação das mudas é relizada na estufa da Fazenda Experimental em Formate, no viveiro do Incaper, em Jucu, e, também, no viveiro da Secretaria de Agritultura, em Viana Sede. E plantio é feito ao redor das nascentes, que em sua maioria, se encontram dentro de propriedades rurais.

O ‘Reflorestar Viana’ tem como objetivo promover o plantio de mudas de árvores nativas na encosta dos rios para a preservação da água. O programa que iniciou em 2014, visa mapear todas as nascentes para recuperar e preservar as fontes que alimentam o Rio Jucu, uma das principais fontes de abastecimento de água da Grande Vitória.