Vila Velha cria “ouvidoria 162” via telefone

mar 8, 2017

A partir de abril, a Prefeitura de Vila Velha vai ampliar os canais de atendimento à população. O “Vila Velha 162 – Ouvidoria Inteligente” vai inovar na relação com o cidadão que poderá se comunicar com a Prefeitura por meio da nova linha telefônica 162. A ligação gratuita pode ser feita de telefone fixo ou celular.

Na internet, o cidadão terá acesso direto por meio do site da Prefeitura. Bastará clicar na aba da Ouvidoria e conversar em tempo real com o atendente para registrar a demanda.

Outra novidade será o aplicativo móvel que funcionará tanto para Android quanto para IOS. Com ele, o cidadão poderá enviar fotos ou vídeos relacionados à sua manifestação. Em todas as situações, o cidadão receberá um protocolo para acompanhamento.

Todas as demandas serão concentradas pela equipe da Ouvidoria que funcionará 24 horas, em três turnos de trabalho, inclusive sábados, domingos e feriados. Cada secretaria municipal terá dois ouvidores setoriais para encaminhamento das demandas recebidas no sistema.

Central de Relacionamento

De acordo com o ouvidor municipal Alexandre Dutra Salgado, a implantação da Ouvidoria Inteligente é o resultado de um projeto de modernização de atendimento institucional inspirado nas melhores práticas utilizadas por administrações públicas, como Ouvidoria do Ministério Público/ES, Ouvidoria Geral do Governo do Estado, Ouvidoria Geral da Prefeitura de Curitiba e Ouvidoria Geral do Tribunal Regional Eleitoral/ES.

“Teremos uma central de relacionamento que vai receber, encaminhar e acompanhar as solicitações, sugestões, reclamações, elogios e denúncias dos cidadãos relativas à prestação de todos os serviços públicos municipais”, falou o ouvidor.

As manifestações da população em todos os canais serão direcionadas para um software específico que vai transformar as informações em dados estratégicos com gráficos, relatórios e indicadores sociais. “Será um importante ferramenta de administração. O prefeito e os secretários municipais  poderão manter um controle social da gestão, com medição estatística sobre a resolutividade”, destacou Alexandre Salgado.