Vila Velha faz monitoramento de multivacinação neste sábado em 10 bairros

dez 9, 2017

A Prefeitura de Vila Velha, através do Programa Municipal de Imunizações, inicia neste sábado (9) o Monitoramento Rápido de Cobertura para crianças e adolescentes entre seis meses a menores de 15 anos, referente à multivacinação que aconteceu entre 11 a 22 de setembro.

O Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) é uma atividade recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para supervisão das ações de vacinação adotada em vários países das Américas como ação rotineira. É um método extremamente útil para definir ou redefinir ações de vacinação, melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas.

É caracterizado por ser uma atividade de campo, feita a partir da visita casa a casa, oportunidade na qual, o comprovante de vacinação do residente que faz parte do grupo alvo da vacinação é avaliado para uma ou mais vacinas.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Giovana Ramalho, lembra sobre a importância dos munícipes terem seus cartões de vacina avaliados e, caso necessário, atualizados para as doenças imunopreveníveis.

“É importante que os moradores separem e deixem seus cartões de vacina de fácil acesso e recebam as equipes de saúde que estarão trabalhando neste final de semana, com o objetivo de verificar e atualizar, se necessário, as vacinas das crianças e adolescentes residentes nas áreas sorteadas”, pontua.

A coordenadora lembra que as salas de vacinas do município estão abastecidas com todos os imunobiológicos preconizados pelo Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com Ministério da Saúde, e que os moradores  podem comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência para terem seus cartões avaliados e vacinas atualizadas.

Neste sábado, as equipes estarão visitando e monitorando as seguintes localidades:

Av: Agenor Barbato, Glória

Av: Andorinhas, Araçás

R: Augusto dos Anjos, Planalto

R: Sebastião Gaiba, V. Garrido

R: Teresinha Neila, Vila Batista

R: Pendanga, Rio Marinho

R: Dalia, Sta Paula

R: Miramar, Praia dos Recifes

R: Nove de Julho, Morada da Barra

R: Atlanta, Barramares