Vila Velha é a capital do Espírito Santo por um dia, a partir desta manhã (22). As chamas que simbolizam essa transposição foram transferidas de Vitória para Vila Velha, saindo da Praça do Papa até a Prainha. Velocistas da Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda-Vidas de Vila Velha fizeram o revezamento que passou pela Terceira Ponte, percorrendo um trecho de aproximadamente sete quilômetros.
Também fizeram parte da comitiva um grupo de mais de 400 ciclistas, que saíram do bairro Novo México para se concentrar no ponto de partida. A transposição do Fogo Simbólico faz parte festejos da semana da Colonização do Solo Espírito-santense, data em que se comemora também o aniversário de 481 anos de Vila Velha.
Para o prefeito Rodney Miranda, “este é um momento importante para a nossa cidade. Momento em que é lembrada a origem da história do Estado do Espírito Santo, a Prainha. Mas também uma oportunidade de unirmos forças e continuar com o trabalho sério em prol do futuro da cidade”.
História – A pira ficará na Prainha devido à importância histórica do local. Foi ali que, há 481 anos, a caravela Glória, que trazia Vasco Fernandes Coutinho, aportou e deu início a uma bela história de uma cidade com riquezas únicas, onde nasceu o Espírito Santo.