Vila Velha quer ampliar compartilhamento de bicicletas e permitir acesso a deficientes visuais

jul 27, 2018

A Prefeitura de Vila Velha estuda ampliar o sistema de compartilhamento de bicicletas no município.  A idéia é disponibilizar estações de aluguel em novos bairros e incluir bicicletas que possam ser utilizadas por pessoas com deficiência visual.

Alguns dos bairros que estão sendo avaliados para receber novos pontos do sistema de compartilhamento de bicicletas são: Ibes, Barra do Jucu, Santa Inês e Araçás.

Atualmente o sistema conta com 20 estações localizadas em oito bairros e disponibiliza 200 bicicletas para os seus usuários. A proposta inicial é de que o número de estações seja dobrado.

Para as pessoas com deficiência visual estão sendo propostos três modelos de bicicleta: triciclos para duas e três pessoas e bicicleta dupla para pessoas de baixa visão. As estações localizadas na Praça do Ciclista (Praia de Itaparica) e na Curva da Sereia (Praia da Costa) devem receber, inicialmente, as bicicletas adaptadas e destinadas às pessoas com deficiência visual.

Apenas quatro meses depois do lançamento do sistema mais de 160 mil viagens foram realizadas e quase 17 mil pessoas estão cadastradas como usuárias do serviço.