Vila Velha reestrutura o videomonitoramento

set 17, 2017

O sistema de videomonitoramento de Vila Velha será modernizado e reestruturado. Os equipamentos passarão por inspeções técnicas, substituições e correções no sistema de captação e transmissão das imagens. O município tem 197 câmeras e mais 40 serão compradas, em uma primeira etapa.  A prefeitura deve comprar também peças de reposição e novos equipamentos.

“Nós vamos monitorar lugares onde antes não chegávamos”, disse o coordenador da Central de Videomonitoramento de Vila Velha, Fábio Barcellos. Em consequência disso, “a sensação de segurança da população vai aumentar”, explicou Barcellos para quem o município vai contar com mais informações privilegiadas para contribuir com as forças policiais, de segurança pública e de inteligência.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade conforme definição do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e também o mapa do crime desenvolvido pela Polícia Militar.

Após as adaptações e modernização nas cem câmeras do projeto “Olho Digital” da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp–ES), o Governo do Estado vai transferir a gestão integral dos equipamentos ao município.

Para o coordenador do Projeto “Olho Digital” da Sesp – ES, tenente coronel Sérgio Pereira Ferreira, a estruturação do parque de videomonitoramento de Vila Velha vai ajudar na prevenção, repressão e investigação de crimes cometidos no município, além de colaborar na fiscalização do trânsito e na própria gestão da cidade.

O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Oberacy Emmerich Júnior, disse que a renovação tecnológica no sistema de videomonitoramento é muito importante, pois otimiza o trabalho de segurança pública no município. “As novas câmeras permitem a identificação de suspeitos em vias públicas com maior nitidez”, enfatizou.