Violência Contra a Mulher: ações de conscientização em  feiras, praça, shopping e Terceira Ponte

nov 28, 2017

Até o dia 10 de dezembro, a Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo realiza uma série de ações de prevenção e de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. As atividades acontecem em municípios da Grande Vitória e do interior. Na agenda, entre os espaços escolhidos estão as feiras livres, a Praça dos Namorados, o pedágio da Terceira Ponte e o Shopping Vitória, além de terminais do Sistema Transcol.

“Vamos conversar com a sociedade. Todos nós podemos mudar e contribuir para que não haja mais violências contra as mulheres. Essa é a intenção do movimento que o Governo do Espírito Santo lançou em outubro e que continua em ação, por todo o Estado; e o nosso objetivo ao ir para a rua é dialogar com a sociedade para mostrar que podemos fazer a diferença e mudar essa realidade”, salienta o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Agenda

Nesta quarta (29) haverá ação nos guichês do pedágio da Terceira Ponte, entre 7h30 e 9 horas. Na quinta (30) tem ação, o dia inteiro, com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, em Mimoso do Sul, além de uma roda de diálogo na Escola Professora Maura Abaurre, que se estende para a Escola Viva São Pedro no dia seguinte, na sexta (1°).

No sábado (2), as atividades acontecem em Guarapari, com as atividades de domingo (3) sendo na Serra, na feira livre de Feu Rosa, a partir das 7 horas. Essas ações desenvolvidas pela SEDH estão dentro da campanha internacional dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

Campanha

A campanha dos 16 Dias de Ativismo é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, a campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Estado

No Espírito Santo, a mobilização anual reúne diversos setores públicos e entidades de classe no enfrentamento da violência, e ainda tem o objetivo de reforçar o Movimento de Combate à Violência contra a Mulher, lançada pelo Governo do Estado no mês de outubro.