As prefeituras de Vitória e Vila Velha fecharam uma parceria e estão trabalhando juntas para implantar um sistema turístico de embarcações, que irá possibilitar a travessia dos passageiros da Praça do Papa, na Capital, até à Prainha, no município canela-verde.
As duas cidades já preparam um decreto para autorizar o sistema e, desta forma, receber manifestação de interesse por empresas que queiram participar do projeto após a publicação da sua regulamentação.
Os investimentos para a implantação serão feitos pela iniciativa privada. Caberá às prefeituras a parte de infraestrutura, de construção do cais para o embarque e desembarque dos passageiros.
“Estamos preparando uma regulamentação, nos mesmos moldes do decreto já publicado para o ônibus turístico, para transporte de passageiro também de forma turística, mas agora pelo mar”, apontou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, lembrando que Vitória é uma cidade indutora do turismo no país.
Capacidade
A ideia do projeto é disponibilizar duas embarcações, com capacidade para transportar 140 passageiros, além de espaço para levar 40 bicicletas.
Para o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, a parceria com o setor privado é fundamental para o surgimento de novos meios de transporte na capital.
“Vitória é uma cidade que tem território com mar e pouco usamos o transporte hidroviário. A utilização das balsas será um avanço para as cidades e um atrativo turístico”, disse Gandini.