Vitória: faixas de pedestres iluminadas oferecerão mais segurança

maio 20, 2018

Cinco importantes pontos em vias de Vitória ficarão mais seguros com a utilização de um sistema de sinalização especial de faixa de pedestres. A sinalização luminosa dará alertas, durante o dia e à noite, aos pedestres e, principalmente, aos condutores para avisar que pessoas estão atravessando a via.

Receberão essa sinalização especial a Rodovia Serafim Derenzi, em frente à Escola da Vida, em São Pedro, e na altura da “Curva da Morte”, na rodovia Serafim Derenzi, em Resistência; em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, em Redenção, também na Serafim Derenzi; na Avenida Marechal Campos, no bairro Narazeth (entre o supermercado Epa e a Faesa); e na Avenida Rio Branco (na altura da academia Vitória Sports).

O sistema funciona por meio de barras de LED de alta luminosidade que piscam intensamente na cor amarela durante a travessia do pedestre e é acionado por botoeira. São sistemas autônomos, alimentados por painéis solares conectados entre si por sinal wireless. O tempo de funcionamento é programável, e há mensagem de voz personalizada para alertar quem utiliza as faixas. Os pedestres também serão advertidos por sinalização vertical a LED.

A instalação estar concluída na terça (22), quando quatro sistemas já deverão estar funcionando.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, é um sistema inovador, eficiente e que preserva o meio ambiente por não ser poluidor. Ele minimiza a quantidade de acidentes e atropelamentos.

Ele explicou que a faixa melhora a percepção do motorista e a percepção da pista, numa distância de 300 metros. “Há redução comprovada e significativa nos acidentes por atropelamento onde instaladas. O efeito sobre o comportamento do condutor passa a ser bem mais persistente”, destacou Tyago.

Segundo pesquisas de órgãos oficiais de trânsito, os atropelamentos de pedestres representam cerca de 30% dos acidentes com morte, boa parte em faixas de pedestres.

“70% dos casos ocorrem porque o motorista não vê o pedestre e 30%, por falta de atenção dos pedestres. O custo médio de internação nos hospitais é altíssimo também. Essa iniciativa deverá servir diretamente para que menos acidentes ocorram”, avaliou Hoffmann.