Home Notícias do Dia Vitória vai ter bicicletas para alugar para crianças
Vitória vai ter bicicletas para alugar para crianças

Vitória vai ter bicicletas para alugar para crianças

0

Vitória ganhará mais 10 estações do Bike Vitória, sendo três delas voltadas para as crianças. As regras de uso para o Bike Kids serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização, forma de retirar iguais. O usuário apenas terá que comprar outro passe para não precisar esperar os 15 minutos entre uma viagem e outra. E essa aquisição acontece pelos mesmos canais: pelo aplicativo ou pelo site.

As bikes podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender crianças de até 1,50m e 50 kg. As bikes também vêm com rodinhas que podem ser levantadas.

“As pessoas que usam o Bike Vitória sempre solicitaram a ampliação das estações e as bicicletas para crianças. As famílias queriam andar juntas de bike, principalmente aos domingos nas nossas ruas de lazer. Então, agora esperamos que as pessoas, com suas famílias e amigos possam aproveitar os espaços públicos da cidade, nossas praças, praias, ciclofaixas, dentre outras opções”, declara o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“As estações para as crianças serão iguais, porém mais baixas. E a rodinha será auto retrátil. A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta da estação e usar da forma que se sentir mais segura”, explica o diretor comercial do Grupo Sertel, Israel Leite de Araújo.

A previsão é de que em 60 dias todas as novas 10 estações já estejam em plena operação.

Confira as novas estações do Bike Vitória

Estação 21 – Praça de Goiabeiras

Estação 22 – Bairro República

Estação 23 – Shopping Vitória

Estação 24 – Fábrica de Ideias

Estação 25 – Mercado da Vila Rubim

Estação 26 – Bela Vista

Estação 27 – Ilha das Caieiras

Estação Kids 101 – Praça dos Namorados

Estação Kids 102 – Sicoob

Estação Kids 103 – SOE Jardim Camburi

Nova cultura no trânsito

No primeiro ano do projeto, mais de 55 mil pessoas se cadastraram como usuárias do Bike Vitória, realizando mais de 250 mil viagens, que ajudaram a evitar a emissão de 90 toneladas de carbono na cidade.

“O uso das bicicletas nesse primeiro ano do Bike Vitória foi equivalente a plantação de 650 árvores na cidade. Praticamente um bosque. E os números do projeto mostram que as pessoas têm utilizado o Bike Vitória como um novo sistema de transporte, não apenas para o lazer. Vitória tem caminhado na mesma direção que outras cidades do mundo, como Portland, nos EUA, e Amsterdam, que estimularam a bicicleta como meio de transporte no lugar do carro individual”, afirma o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Tyago Hoffmann, ressalta que esse caminho trará muitos benefícios para a cidade. “Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. Com esse projeto estamos promovendo na nossa cidade qualidade de vida e saúde, além de fazer as pessoas repensarem sua mobilidade na cidade”, explica.

WhatsApp chat