Vitória lança editais para ocupação de museus

nov 10, 2015

Estão abertas as inscrições para a ocupação de três museus da capital: Mucane, Pescador e  Memorial da Paz. Para expor no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) o artista ou produtor cultural deve autodeclarar-se negro ou pardo, conforme terminologia oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os interessados podem concorrer a duas categorias. A primeira trata de uma exposição a ser realizada no espaço expositivo localizado no 2º andar do museu, que conta com uma área total de 300m². Já a segunda categoria diz respeito a atividades culturais diversas a serem realizadas nas demais áreas do museu (auditório, biblioteca, espaço café, área externa e sala de oficina), de acordo com a proposta apresentada.

Memorial da Paz e Pescador

Outro espaço disponibilizado para os artistas interessados em exibir suas obras de artes visuais é o Memorial da Paz, na Praça do Papa, na Enseada do Suá. A PMV vai constituir a programação da galeria para 2016,com exposição de obras de artes visuais,como pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, outras mídias e demais modalidades relacionadas.

O edital para a  ocupação do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, o Museu do Pescado também já foi publicado. O objetivo é constituir a programação do museu para o próximo ano, com ações culturais que valorizem os aspectos tradicionais da comunidade da região da Ilha das Caieiras.

Serão aceitos projetos relacionados a literatura, dança, música, teatro, memória, audiovisual, entre outras expressões artísticas, que poderão ser apresentados no formato de oficina, seminário, mostra, performance, espetáculo, roda de conversa, dentre outros.

Serão avaliados projetos de ações e atividades que tenham o objetivo de valorizar, preservar e difundir as expressões culturais e tradicionais da comunidade da região da Ilha das Caieiras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de dezembro, nos dias úteis, das 10 às 16 horas, no Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 – Bento Ferreira.