A Prefeitura de Vitória lançou um aplicativo para agilizar as denúncias de crimes contra o consumidor: o aplicativo Procon Vitória. Antes de ser lançado oficialmente, o aplicativo estava em fase de testes e recebeu 46 chamados, dos quais, 33 já foram resolvidos.
A secretária de Cidadania e Direitos Humanos em exercício, Luciana Fiorin, destacou o empenho de toda a equipe do Procon Municipal e lembrou que o órgão tem índice de 92% de resolutividade dos chamados.
Com o aplicativo, a expectativa é de que as pessoas consigam resolver ainda mais rapidamente as suas demandas. “Com certeza, será muito utilizado pela população, e estamos comprometidos a fazer dele mais uma ferramenta de proteção das relações dos consumidores”.
Menos burocracia
O subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Aurélio Passos, fez a apresentação da ferramenta, que foi desenvolvida pela equipe da Sub-TI e que já é integrada ao Fala Vitória 156. “A ideia é criar uma cidade mais inteligente, gerando mais facilidade para que o munícipe tenha o serviço mais informatizado e sem a necessidade de ir ao Procon para fazer sua reclamação”, disse.
Passos informou ainda que o aplicativo já está passando por uma fase de estudos para ser ampliado e que, no segundo semestre, a ferramenta poderá oferecer também os processos digitalizados. Além disso, o subsecretário lembrou que, atualmente, existem 20 pontos de internet grátis do Procon nos grandes centros de comércio.
“Além de dar a ferramenta, a Prefeitura também está dando o serviço de acesso à internet gratuita com o Vitória Online. Hoje, somamos 170 pontos e vamos chegar a 190 em todas as regiões da cidade”.
Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, esse é mais um passo para tornar Vitória uma cidade cada vez mais inteligente. “A cidade inteligente presta melhores serviços a quem mais precisa e, por isso, torna-se uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz”.
Segundo o prefeito, a ferramenta vai ajudar muito a cidade, reduzindo a burocracia, dando mais agilidade ao serviço e reduzindo recursos. “É um aplicativo para todos. Isso vai evitar que as pessoas andem no trânsito, peguem ônibus, automóvel e gastem combustível”.
Como usar
Para baixar a ferramenta, o consumidor só precisa ter uma conexão com internet – wi-fi ou 3G – compatível com os sistemas operacionais IOS e Android. Depois, basta entrar na loja do seu equipamento, pressionar o botão de pesquisa e digitar “Procon Vitória”, para, em seguida, instalar.
O munícipe vai poder detalhar e especificar o seu problema. Ao registrar a sua demanda, será gerado um número de protocolo, com o qual o consumidor vai poder acompanhar o andamento, bem como visualizar a conclusão do mesmo.
Por meio do aplicativo, o consumidor vai poder também acessar o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que será disponibilizado na íntegra, e ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.
Facilidade
Para a gerente do Procon Municipal, Hérica Correa Souza, o aplicativo vem modernizar as ações já desenvolvidas pelo Procon na capital na relação entre empresas e consumidores. “O aplicativo vai aproximar ainda mais o consumidor dos seus direitos previstos em lei. A partir de agora, qualquer cidadão vai poder acessar de qualquer dispositivo com internet o aplicativo e apresentar sua demanda, que será acompanhada pelo Procon”, destacou.