Home Notícias do Dia Vitória vai receber grandes nomes da Arqueologia do país
Vitória vai receber grandes nomes da Arqueologia do país

Vitória vai receber grandes nomes da Arqueologia do país

0

Começa nesta segunda (06) o I Encontro Capixaba de Arqueologia (ENCA). O encontro vai reunir nomes importantes de pesquisadores e acadêmicos da área de Arqueologia. O objetivo é aquecer o debate sobre a Arqueologia e dar visibilidade para as pesquisas que estão sendo feitas na área, o Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Adam Orssich (IPAE), em parceria com o Empório Capixaba Projetos Culturais e o Grupo de Estudo em Arqueologia (GEA/UFES).

Na programação do evento, que vai até quinta (09) e é gratuito, haverá mesas redondas, minicursos e palestras, que contarão com a participação de profissionais renomados como Renato Rodriguez Ramos, professor do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional/UFRJ, Samuel Lira Gordenstein, doutor em Antropologia e arqueólogo do Iphan/BA, Patricia Duarte Deps, professora no Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo, e Ximena Villagran, professora de arqueologia da USP, entre outros.

Linhares

Cidade com mais sítios arqueológicos do Espírito Santo, Linhares estará em pauta durante o I Encontro Capixaba de Arqueologia, em palestra que será ministrada por Ximena Villagran, professora de arqueologia da USP, que apresentará sobre os seus trabalhos na região.

A palestra de abertura será feita pelo diretor presidente do IPAE, Celso Perota e pela escritora e pesquisadora Rosana Pinhel Najjar, ambos arqueólogos envolvidos em pesquisas de áreas como a Igreja de Reis Magos de Nova Almeida e o Santuário de Anchieta.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, pelo site https://www.even3.com.br/IENCA

O evento conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan Espírito Santo, da Fundação Alphaville, das empresas Peabiru Consultoria Arqueológica, Elementus Soluções Ambientais, Meandros Arqueologia, Mendes Archeologia, Sapiens Arqueologia e Arquebios Estudos Socioambientais.

WhatsApp chat