Vitória vai receber grandes nomes da Arqueologia do país

nov 5, 2017

Começa nesta segunda (06) o I Encontro Capixaba de Arqueologia (ENCA). O encontro vai reunir nomes importantes de pesquisadores e acadêmicos da área de Arqueologia. O objetivo é aquecer o debate sobre a Arqueologia e dar visibilidade para as pesquisas que estão sendo feitas na área, o Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Adam Orssich (IPAE), em parceria com o Empório Capixaba Projetos Culturais e o Grupo de Estudo em Arqueologia (GEA/UFES).

Na programação do evento, que vai até quinta (09) e é gratuito, haverá mesas redondas, minicursos e palestras, que contarão com a participação de profissionais renomados como Renato Rodriguez Ramos, professor do Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP) do Museu Nacional/UFRJ, Samuel Lira Gordenstein, doutor em Antropologia e arqueólogo do Iphan/BA, Patricia Duarte Deps, professora no Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo, e Ximena Villagran, professora de arqueologia da USP, entre outros.

Linhares

Cidade com mais sítios arqueológicos do Espírito Santo, Linhares estará em pauta durante o I Encontro Capixaba de Arqueologia, em palestra que será ministrada por Ximena Villagran, professora de arqueologia da USP, que apresentará sobre os seus trabalhos na região.

A palestra de abertura será feita pelo diretor presidente do IPAE, Celso Perota e pela escritora e pesquisadora Rosana Pinhel Najjar, ambos arqueólogos envolvidos em pesquisas de áreas como a Igreja de Reis Magos de Nova Almeida e o Santuário de Anchieta.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, pelo site https://www.even3.com.br/IENCA

O evento conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan Espírito Santo, da Fundação Alphaville, das empresas Peabiru Consultoria Arqueológica, Elementus Soluções Ambientais, Meandros Arqueologia, Mendes Archeologia, Sapiens Arqueologia e Arquebios Estudos Socioambientais.