Vacina acaba, de novo!!!

maio 11, 2016

Moradores de Vitória integrantes do grupo prioritário para receber a vacina H1N1 não estão conseguindo se vacinar. De acordo com a prefeitura a vacina acabou e não há informação sobre novo lote de vacinas. A prefeitura informa que já vacinou mais de 60 mil pessoas e portanto atingiu a meta. O público-alvo é formado por: crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Dutra, o município aguarda agora um posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de envio de novas doses.

O Ministério da Saúde informou que em todo o Espírito Santo devem ser vacinadas 849.659 pessoas e o estado já recebeu 853.870 doses, o equivalente a 94% do total de 908.470 doses previstas para os capixabas. O Ministério garante que até sexta, o estado terá recebido todas as doses previstas.

Já a Secretaria de Saúde do estado confirmou o recebimento de 94% das doses, mas não soube informar quando novas doses serão entregues nos municípios.

 

Nossa opinião

Deve ser algum vírus de incompetência que anda atacando a administração pública brasileira em todos os níveis. Avisa-se à população que o vírus H1N1 da gripe mata. 13 pessoas já morreram no estado. Dizem que a população deve procurar os postos e se vacinar. Fazem campanhas publicitárias caras para motivar a vacinação. E aí… falta vacina. O município diz: atingi a meta; o estado diz, não tem vacina; o governo federal informa mandei mais que o necessário; e o povo faz fila nos postos e não é vacinado.  Acredito que a gente deve investir em pesquisas para encontrar uma vacina também para a incompetência e obrigar servidores públicos, especialmente, os gestores a tomá-la.